Funcionamento
Os nomes podem ser diferentes, mas a composição dos pisos intertravados é a mesma: blocos pré-fabricados de concreto. O material substitui o paralelepípedo e é muito utilizado em projetos de espaços públicos, como praças, calçadas, ciclovias, garagens, etc.São muitos os benefícios do revestimento, que possui propriedades antiderrapantes, ideais para cadeirantes e deficientes visuais.
A sustentabilidade é outro ponto forte dos pisos intertravados. Apontados como redutores dos efeitos negativos da urbanização por suas características de infiltração da água, eles evitam a impermeabilização do solo e previnem grandes problemas nas cidades, como enchentes
Instalação
Como o próprio nome já diz, os pisos intertravados “travam” entre si como um quebra-cabeça, unidos por areia fina.A instalação é relativamente fácil e dispensa armadura. A mão-de-obra não precisa ser altamente especializada, mas é importante verificar outras obras que o profissional contratado tenha feito como referência.
No mais, os pisos intertravados não deixam marcas e permitem o reaproveitamento das peças, sem precisar de tempo de cura.
Confira o passo-a-passo:
1. Instalação das contenções laterais, para os blocos não deslizarem;
2. Nivelamento e compactação da base com brita graduada simples ou bica corrida, que são grãos de pedras;
3. Nivelamento da areia de assentamento;
4. Colocação das peças, alinhamento, cortes e ajustes;
5. Ajustes, espalhamento e rejunte com areia;
6. Compactação final;
Nenhum comentário:
Postar um comentário